• Português
  • English
Cesto

A Freguesia

Numa área de 63.853km2, nasceu em 1985 Pereiras – Gare. Sem motivos para duvidar, ao atravessar a Serra do Brejão, rapidamente se vislumbram as características do Baixo Alentejo…

Numa construção organizada de forma geométrica, a cor branca sublinhada por cores fortes como o azul, rapidamente nos transportam para um espírito alentejano, onde o casario desenhado em linhas rectas são sem dúvida um marco próprio desta região. Acrescente-se que Pereiras-Gare tem desde há pouquíssimo tempo, mais um marco identificativo. A Nova Igreja, que com o esforço dos cerca de 373 habitantes, ganhou vida e com isso traz o espírito religioso à freguesia. Tendo como padroeira a Nossa Senhora da Graça, todos os anos, no 3º sábado do mês de Julho, festividades são dedicadas a esta Santa.

Sendo esta uma localidade essencialmente dedicada à agricultura, pecuária e produção florestal, Pereiras-Gare demarca-se pela sua enigmática estação de caminho de ferro, outrora local de muita agitação e pela ponte dos Mouratos que camufladamente “esconde” os seus importantes atributos… Trata-se da ponte ferroviária mais alta do Sul do País e sobre a qual transitam todos os vagões de Portugal. Outros marcos demarcantes desta localidade são: as Fontes Novas da Cumeada e o Moinho do Foz do Vale.

Feiras / Mercados

1ª Quinta-feira de cada mês – Mercado local
1 de Agosto – Feira Anual

Festividades:

3º Sábado de Julho – Festa Religiosa dedicada à Padroeira Local
3º Sábado de Agosto – Festa Anual